P10 BackStage


Pag.01/A Cabeamento

Esta pag. lhe passara um basico sobre cabeamento, Plugs e suas respectivas funcoes

Agora que voce tem uma nocao de qual estudio vc deseja montar vou começar com alguma explicacao basica sobre cabeamento.

  • Plug RCA e Cabo de Video Composto –Este é o cabeamento mais comum em equipamentos amadores de vídeo, e mesmo assim já provoca uma certa confusão de nomenclatura. Seu conector atende pelo nome de RCA (q vem da empresa q o criou a Radio Corporation of America), mas o sinal que o cabo transporta é chamado de Vídeo Composto, ou Video Composite. Na maioria das vezes a cor padrao p/ o video é o amarelo e normalmente vem acompanhado de outros dois plugues RCA – um vermelho e um preto ou branco – que transportam o sinal de áudio. Por padrão o Vídeo Composto carrega toda a informação visual em um único cabo, e para que as freqüências do sinal não interfiram entre si elas precisam ter sua variação limitada – o que também restringe a gama de cores que pode se transmitida.
  • S-VIDEO – Uma opção um pouco melhor é o padrão s-video, que muita gente associa ao SVHS ouinterpretacomo supervideo, mas na verdade significa separate video. Isso mesmo: vídeo separado, já que osinal é transmitido em duas vias separadas – uma para o brilho, ou luminância, e outro para a cor, oucrominância. O conector de um cabo s-video, reproduzido ao lado, é do tipomini-DIN de 4 pinos.
  • VIDEO COMPONENTE – Um nível acima e disponível apenas em aparelhos mais sofisticados surge o vídeo componente, transportado por um conjunto de três cabos separados, cada um com um conector RCA na ponta. As cores padrão dos plugues, vermelho, verde e azul, entregam a separação original dos sinais nas cores do padrão RGB (red, green, blue), mas nem sempre é isso que trafega em cada um dos cabos. O sistema YPbPr, que divide os sinais em luminância e dois canais de crominância (vermelho e azul) é tecnicamente mais eficiente.
  • Fire-Wire – O FireWire (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. O FireWire pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoluta interface paralela SCSI. É uma tecnologia de Input/Output (I/O) de alta velocidade para conexão de dispositivos digitais, desde camcorders e câmeras digitais, até computadores portáteis e desktops. Amplamente adotada por fabricantes de periféricos digitais como a Sony, Canon, JVC e Kodak, o FireWire tornou-se um padrão estabelecido na indústria tanto por consumidores como por profissionais. Desde 1995 que um grande número de camcorders digitais modernas incluem esta ligação, assim como os computadores Macintosh e PCs da Sony, para uso profissional ou pessoal de áudio/vídeo.
  • XLR – Os conectores XLR são usualmente utilizados para as conexões de microfones, possuem três pinos blindados e são dotados de trava. Conectores XLR sao mais usados em A.V. (audio e video) profissional, normalmente A.V. de Home Studios utilizam Conectores RCA. Os plugs XLR tambem sao conhecidos como conectores Cannon devido ao seu inventor original James H. Cannon, fundador da Cannon Eletric em Los Angeles. De todos os conectores XLR o mais usado é o de 3 pinos (XLR3), usado como um conector de audio balanceado para microfones de alta qualidade e conexoes entre equipamentos.
  • Conectores TRS (P10 e P02) – Os conectores P10 e P02 sao os mais comuns p/ a conducao de sinal de audio. Este tipo de conector eh largamente utilizado em PCs, mesas de som, Instrumentos musicais e aparelhos de som. O seu nome original (TRS) eh referente ao formtado do Plug, T (TIP) q eh a ponta, R (RING) o anel de separacao de canais e S (SLEEV) Terra. no caso do conector Estereo teremos um TRRS (referente aos 2 aneis de separacao). Sua configuracao pode ser tanto Mono qndo Estereo. O cabo Mono possui 1 via p/ Terra (p/ estabilizacao de sinal) e uma via p/ Fase (na qual conduz o sinal p/ o equipamento), no caso do Plug Estereo o mesmo possui 1 via Terra e 2 vias de sinal, sendo um para cada “lado” do som L – Left (esquerdo) e R – Right (direito). A fidura ao lado mostra um P10 Estereo, cujo o pino tem 3 aread sendo a ponta p/ o R, o meio p/ o L e a base do pino o G (Terra).

1 Comentário so far
Deixe um comentário

adorei

Comentário por igor santos




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s